domingo, 2 de março de 2025

Família Rampanelli - Capítulo XXII - Os filhos brasileiros de Giuseppe Rampanelli e Angela Nicolodi

 

Os filhos brasileiros de Giuseppe e Ângela

Colônia Dona Isabel, 08 de Junho de 1878.

            Nesta data nasceu meu avô, Carlo Costante Rampanelli, sétimo filho e primeiro filho brasileiro dos meus bisavôs, Giuseppe Rampanelli e Ângela Nicolodi.  O registro de batismo foi encontrado no livro 1, às folhas 36, número 133, datado de 16.06.1878, da Paróquia  Santo Antônio de Bento  Gonçalves.

            Os padrinhos foram o casal de imigrantes tiroleses, que chegaram à Colônia Dona Isabel em 24 de dezembro de 1875, Sr. Giovanni Giovanella e Sra. Fortunata Scartezzini. A cerimônia de batismo foi realizada pelo Pe. João Menegotto. A certidão foi emitida em 12.11.2002.     

        


            Entre um acontecimento familiar e outro a vida segue na Colônia Dona Isabel, como o fato de que em 1880 caiu neve em abundância, chegando a cinquenta centímetros de altura.  (Fontes Diplomáticas).


                                                                       Colônia Dona Isabel em 1883

Colônia Dona Isabel, 24 de Setembro de 1881.

                        Nesta data nasceu meu tio-avô, Isidoro Giulio Rampanelli, oitavo e último filho, segundo filho brasileiro dos meus bisavôs Giuseppe e Ângela Nicolodi Rampanelli. 

                        O batismo foi realizado em 29.09.1881 na Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, sendo padrinhos o casal de imigrantes tiroleses que chegaram na Colônia Dona Isabel em 24 de dezembro de 1875, Sr. Isidoro Agostini e Sra. Francisca Webber. A certidão de batismo foi emitida pela Mitra Diocesana de Caxias do Sul em 17.03.2005.

                        Enfim a segunda geração da  família de Giuseppe e Ângela estava formada, uma mescla de cidadãos austríacos e brasileiros. Luigi, Pietro, Giovanni e Giuditta, nascidos em Cembra na Áustria,  Carlo e Isidoro nascidos na Colônia Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves no Brasil. Orsola e Orsola Maria nasceram e faleceram em Cembra na Itália, antes da família emigrar para o Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário