sexta-feira, 14 de março de 2025

Família Rampanelli - Histórias da Família 9 - O acidente fatal - Nunca desobedeça a sua mãe.

                               FAMILIA RAMPANELLI NO BRASIL - 1875 - 2025

FILHOS DE CARLO COSTANTE RAMPANELLI E CATHERINA BONATTO

QUE NÃO DEIXARAM DESCENDENTES


ELIDE RAMPANELLI

Era filha de Carlo Costante Rampanelli e de Catherina Bonatto, nasceu em Dois Lajeados/RS no dia 21 de maio de 1923, passou a sua infância e adolescência trabalhando na roça, nas terras da família na Linha Visconde de Saboia, em Dois Lajeados/RS. No ano de 1941 emigrou com seus pais e irmãos para Serafina Corrêa/RS, em busca de trabalho na indústria, trabalhando como responsável pela limpeza e o cafezinho no escritório do Frigorifico Ideal S/A, hoje, BR Foods. Permaneceu trabalhando, mesmo após sua aposentadoria. Só deixou o trabalho quando um câncer de mama a deixou impossibilitada de trabalhar, o que posteriormente, causou o seu falecimento.

Junto com sua irmã Ida Rampanelli sempre estiveram presentes na vida deste autor. Nunca casou, faleceu solteira no ano de 1993, com 70 anos de idade. Está sepultada no jazigo da família no cemitério municipal de Serafina Corrêa/RS.

IDA RAMPANELLI

Era filha de Carlo Costante Rampanelli e de Catherina Bonatto, nasceu em Dois Lajeados/RS no dia 26 de novembro de 1915, também como a sua irmã Elide, passou a sua infância e adolescência trabalhando na roça, nas terras da família na Linha Visconde de Saboia, em Dois Lajeados/RS.

Sempre morou com a sua irmã mais nova Elide Rampanelli em Serafina Corrêa, em casa cedida pelo Frigorifico, onde Elide trabalhava. Nunca trabalhou profissionalmente, teve uma vida de reclusa em casa, quase nunca saía. Ida foi a responsável pelos cuidados aos pais Carlo e Catherina, até a morte de ambos em 1961 e 1965. Sempre foi impecável nos cuidados com a casa e no preparo da alimentação. Gostava muito de visitá-las, sempre tinham um doce para oferecer, no qual eram especialistas. Quando criança, com meu irmão José Rampanelli, empilhávamos as lenhas para o fogão no porão da casa. Sempre saia um doce e um dinheirinho. Ida Rampanelli faleceu em 15 de setembro de 1995, com 80 anos de idade. Também está sepultada no jazigo da família ao lado dos pais e irmãos.

                  Ida Rampanelli (esquerda) e Elide Rampanelli (direita). Fonte: Acervo familiar.

ANTONIO RAMPANELLI

Era filho de Carlo Costante Rampanelli e de Catherina Bonatto, nasceu em Dois Lajeados/RS em 13 de junho de 1910, também como seus irmãos, passou a sua infância e adolescência trabalhando na roça, nas terras da família na Linha Visconde de Saboia, em Dois Lajeados/RS. Antonio também exerceu as funções de jornaleiro no povoado em que vivia, entregando e vendendo jornais.

Antonio Rampanelli; Fonte: Acervo familiar


NUNCA DESOBEDEÇA A SUA MÃE

Antonio era um exímio caçador, no dia 05 de julho de 1931, num domingo,  acordou cedo e disse para a sua mãe que iria caçar. Catherina, sua mãe, lhe disse que era para ele ir à missa, ele não a obedeceu e foi caçar, dizendo para sua mãe que na missa iria mais tarde.

O ACIDENTE FATAL

Antonio Rampanelli ao retornar da caçada, foi pular sobre uma taipa de pedras, com 1,20 metros de altura, batendo com a arma de caça numa das pedras, acabando por acionar involuntariamente o gatilho, acertando-lhe a cabeça, sendo achado morto no local. Faleceu jovem com 21 anos.

Nota do Autor: Antonio, Ida e Elide eram os meus tios, irmãos do meu pai Leonildo Rampanelli.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário