sexta-feira, 4 de abril de 2025

Família Rampanelli - Histórias da Família 16 - José Antonio Rampanelli - O primeiro professor da família no Brasil

 

                  O PRIMEIRO PROFESSOR DA FAMÍLIA RAMPANELLI NO BRASIL

JOSÉ ANTONIO RAMPANELLI, foi o primeiro filho de Luigi Giácomo Salvatore Rampanelli e de Constanza Pozza, nasceu em 18 de março de 1891 em Bento Gonçalves/RS.


José Antônio casou com Thereza Cartelli, filha de Luiz Cartelli e de Angela Zanoni, nascida no dia 16 de outubro de 1898. O casamento aconteceu no dia 22 de julho de 1916, no Distrito de Esperança, atual município de Vespasiano Corrêa/RS. Thereza era a irmã mais nova de Maria Cartelli que era casada com Giovanni Rampanelli, tio de José Antônio. Da união de José Antônio com Thereza nasceram 11 filhos: João Tranquilo, Teolindo Antonio, Albino Manoel, Eduardo, Selvino Sebastião, Rozina, Delezia, Maria Guerina, Dolores, Elza Terezinha e Ilda Rampanelli.



Professor José Antônio Rampanelli. Acervo de Ilda Rampanelli.

Na década de 1910, José Antônio, ainda jovem, mudou-se com seus pais de Bento Gonçalves/RS para a Colônia Guaporé/RS, fixando residência na localidade de Vespasiano Corrêa/RS, onde casou e teve os primeiros filhos.

Anos mais tarde, com a família aumentando foi necessário buscar novas terras e o destino da família foi a Colônia Erechim, mais precisamente na região, onde se localizam os municípios de São Valentim, Benjamin Constant do Sul e Erval Grande, todos no Rio Grande do Sul.

Posteriormente uma parte da família mudou-se para Santa Catarina, residindo a maioria na região de Chapecó. A filha Maria Guerina casou com João Dalla Rosa e fixou residência em Serafina Corrêa/RS, após ficar viúva, foi morar com as filhas em Viamão/RS, lugar que veio a falecer.

José Antônio tinha uma boa formação, era professor e falava vários idiomas. A família de José Antônio também se dedicou a agricultura, especialmente ao cultivo de trigo na região, junto ao rio Lajeado Grande em Erval Grande/RS.

Família Rampanelli na colheita do trigo, finais dos anos 1940 em São Valentim/RS. Na imagem: José Antonio Rampanelli, seus filhos Selvino Sebastião, Teolindo Antônio e Eduardo Rampanelli. Fonte: Arquivo pessoal de Ilda Rampanelli (a criança menor na imagem) neta de José Antonio Rampanelli.

José Antonio faleceu em 05 de junho de 1958, com 67 anos, sendo sepultado no cemitério municipal de Xanxerê/SC e Thereza faleceu em 08 de março de 1973, com 75 anos e foi sepultada no cemitério de Passo Fundo/RS.

Dos onze filhos de José Antônio e Thereza, apenas dois ainda vivem, Elza (Tapejara/RS) e Ilda (Porto Alegre/RS), os demais são falecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário