Tirol
Italiano/Áustria – Século XIX – A Família
Comuna de Nave
San Rocco, 19 de Novembro de 1827.
O nascimento de
Giuseppe Giacomo Rampanelli
Neste dia de um inverno próximo, entre as gélidas e nevadas montanhas alpinas do Tirol Italiano, na Áustria, após as recentes guerras napoleônicas, minha trisavó Marianna Vezzan dá à luz a um menino, meu bisavô Giuseppe Giacomo Rampanelli, filho do meu trisavô Giacomo Rampanelli.
Extrato de registro de nascimento
encontrado na Igreja da Paróquia San Rocco, comuna de Nave San Rocco na
Província Autônoma do Trento, Itália em 06/Jun/2005. Este documento foi
utilizado para obtenção da cidadania italiana por vários descendentes de
Giuseppe Giacomo Rampanelli.
Os irmãos de Giuseppe
Na pequena comuna de San Michele All’Adige, vizinha da comuna de Nave San Rocco, nasceram os irmãos do meu bisavô Giuseppe Giacomo Rampanelli (1827): Lúcia Dominica (1832); Giovanni Battista Giacomo (1835); Giovanni Girolamo(1829); Lucia Theresia (1839).Nas comunas de Sporminore e de Spormagiore no Tirol Austríaco, também vizinhas de Nave San Rocco encontramos os registros de mais dois irmãos de Giuseppe Rampanelli, mas infelizmente não sobreviveram ao parto.
O termo Neonato/Neonata era a designação dos meninos e meninas que morriam no parto. Entre os anos de 1815-1923 foram registrados no Trentino Alto Adige/Áustria 34.175 (neonatos) e 21.066 (neonatas). Encontramos dois casos no período em filhos de Giácomo Rampanelli e Marianna Vezzan. Dois irmãos do bisavô Giuseppe Giácomo Rampanelli morreram ao nascer. Na família de Giuseppe e Angela não encontramos casos registrados de neonatos no período da sua vida no Trentino. (Fonte: Nati in Trentino).
Depois de muitas mudanças da família de Giacomo e Marianna, mudanças que se davam sempre entre comunidades próximas, com Giuseppe e seus irmãos já crescidos, se mudam para a comuna de Cembra, também no Tirol Italiano, onde Giuseppe conhece e casa com Ângela Nicolodi e teriam seus seis (6) filhos.
Cembra atual
Cembra
atual. Esses eram os horizontes da família de Giuseppe Rampanelli e Ângela
Nicolodi. Fonte: https://www.e-borghi.com/en/village/cembra/
Em 01 de janeiro de 2016 foi instituída a comuna
de Cembra/Lisignago, na província do Trento, mediante a fusão das comunas
vizinhas de Cembra e de Lisignago. Il 1° gennaio 2016 è stato istituito il comune di Cembra Lisignago, in provincia di Trento, mediante
la fusione dei comuni contigui di Cembra e di Lisignago. Fonte: https://www.tuttitalia.it/variazioni-amministrative/nuovo-comune-di-cembra-lisignago/
A Nona Ângela Nicolodi
A
bisavó Ângela Lucia Nicolodi, nasceu em Cembra em 20 de março de 1837, era
filha de Salvatore Nicolodi e de Teresa De Vigili. Encontramos mais cinco
irmãos de Ângela Lucia nascidos também em Cembra no Tirol Italiano na Àustria,
se chamavam:
Orsola Barbara (18/11/1838), Constant Salvatore (15/03/1841), Costanza Teresa (18/04/1846), Maria Margarita (18/09/1851), Filomena Maria (16/11/1856).
A família Nicolodi também emigrou para a América e hoje encontramos um grande numero de descendentes no Brasil. Em Cembra Itália são plantadores de uvas e produzem vinhos finos de montanha. São considerados os melhores vinhos da região Trentina.
Tirol Italiano/Áustria – Comuna de
Cembra, 30 de Abril de 1859.
O casamento de Giuseppe e Angela
Nesta data, na Paróquia de Santa Maria Assunta de Cembra, no Tirol Italiano - Áustria, em uma pequena Igreja de estilo gótico, foi realizada a cerimônia de casamento do meu bisavô Giuseppe Rampanelli com 31 anos e Ângela Nicolodi com 22 anos de idade, natural da cidade de Cembra-Áustria. Era tradição que o casamento fosse realizado na comune de residência da noiva.
Extrato
de registro em 23/11/1992, do ato de matrimônio encontrado na Paróquia de Santa
Maria Assunta da Comune de Cembra na Província Autônoma do Trento, Itália, com
celebração por rito religioso católico e também válido para efeitos civis.
Registro nº 5 parte 88 VI de 30/04/1859.
Nenhum comentário:
Postar um comentário